Discovery Channel é acusado de explorar 'homem-árvore' indonésio

A ministra indonésia da Saúde acusou neste domingo o canal americano Discovery Channel de ter explorado a imagem de um camponês apelidado de "homem-árvore", em razão das verrugas gigantes que cobrem seu corpo como uma casca, informou a imprensa em Jacarta. "Eles utilizaram gratuitamente sua imagem, eles a comercializaram. Ele não recebeu nada (em troca)", denunciou Siti Fadillah Supari, citada pelo portal de informações Detikcom. Este mês, o canal de televisão divulgou um documentário sobre o "homem-árvore", vítima de uma patologia raríssima, que a ministra visitou neste domingo em um hospital no oeste de Java. Dede, de 32 anos, tem os membros e o rosto cobertos por tumores em forma de bolhas, e suas mãos sumiram completamente sob o que se parece com uma massa de corais de cerca de 30 cm de diâmetro. A ministra Supari anunciou que o governo indonésio colocará um advogado à disposição de Dede para defender seus direitos frente ao Discovery Channel. Esta semana, a imprensa indonésia informou que Jacarta se opunha a que Dede fosse tratado nos Estados Unidos, o que foi negado por Supari. "O governo indonésio não recebeu nenhum pedido para transportá-lo para os EUA. Isso é apenas boato", afirmou. Anthony Gaspari, dermatologista da Universidade de Maryland (EUA), examinou Dede e coletou amostras dos seus tecidos. "Vamos cooperar com o Dr. Anthony (Gaspari)", garantiu Supari. "Vamos cuidar dele (Dede) com os medicamentos que o médico prescrever". Dr. Gaspari acredita que este processo seja causado pela combinação de um papilomavírus humano (HPV) e de uma anomalia genética que impede o corpo de combater a infecção. (Fonte: Yahoo Notícias)
Nota do editor:
Não é de hoje que os meios de comunicação de massa violam os direitos básicos do ser humano e exploram a desgraça e a miséria de pessoas simples e sofredoras. (Jorge Schemes)

Um comentário:

  1. O que a ministra da saúde da Indonésia esteve fazendo este tempo todo pelo pobre pescador? Ela também, ao que me parece, quer aproveitar-se da mídia para aparecer. Pois, até onde sabemos a eminente ministra só se mobilizou por causa da repercussão. Que Dede seja curado e ganhe dinheiro com isso também. Mas só ele e sua família!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação!

Precisa de Ajuda?