Finlândia promulga lei que torna Internet de banda larga direito básico

Nesta quinta-feira (01/07/2010), o governo da Finlândia determinou por lei que o acesso à Internet banda larga seja um direito básico de qualquer cidadão do país. A medida obriga as operadoras a oferecer o serviço a preços razoáveis para que qualquer pessoa possa usufruir do serviço.

O órgão regulador no país, o Finnish Communications Regulatory Authority (Ficora), estabeleceu que o valor mensal a ser cobrado não poderá ultrapassar quarenta euros.

De acordo com o ministro das Comunicações, Suvi Linden, um "preço razoável e uma alta qualidade de uma conexão de alta velocidade será um direito básico de todos", segundo informa o Valor Online.

Segundo dados oficiais do governo, na Finlândia, que tem uma população de 5,3 milhões de habitantes, 99% dos lares já têm acesso a Internet banda larga de 1Mbps (megabit por segundo).

No Brasil, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Internet de alta velocidade é dez vezes mais caras do que em países desenvolvidos e está presente em 12 milhões de domicílios, o que representa 21% da população brasileira.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Precisa de Ajuda?