IBGE: Número de brasileiros que veem muita TV é maior que o de praticantes de atividade física regular

Brasileiro saudável? Nem tanto. A imagem do brasileiro que cuida da alimentação e faz caminhadas pela manhã está longe de ser a mesma dos dados divulgados na quarta-feira (10) em pesquisa feita pelo IBGE.
A proporção de pessoas que ficam mais de três horas todos os dias em frente à TV ultrapassa o número dos que fazem o nível adequado de atividades físicas - 28,9% contra 27,1%.
Segundo o IBGE, o recomendado seria pelo menos 150 minutos (2h30) semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada - como caminhada, musculação e hidroginástica. Ou de, pelo menos, 75 minutos (1h15) de atividade física de intensidade vigorosa, como corrida, os esportes coletivos no geral e ginástica aeróbica.
De acordo com a pesquisa, 21,7% das pessoas consomem doces regularmente (cinco dias da semana ou mais). Já 15% são fumantes, e quase um quarto (24%) consome álcool uma vez por semana ou mais.
Além disso, quase metade dos brasileiros (46%) são “insuficientemente ativos”, ou seja, não praticam atividades físicas ou se exercitam menos do que 150 minutos por semana.
Outro péssimo hábito dos brasileiros está no consumo excessivo de sal. Segundo o IBGE, 14,2% das pessoas consideram o próprio consumo do alto ou muito alto.
Doenças crônicas, como hipertensão arterial, estão diretamente ligadas ao excesso de sal no prato do brasileiro. Essa, inclusive, foi a doença que mais se destacou na pesquisa.
Com 21,4% dos brasileiros já diagnosticados como hipertensos, a condição ultrapassa os índices de pessoas que sofrem de diabetes (6,2%) e colesterol alto (12,5%).
O curioso é que, mesmo assim, 66,1% dos pesquisados avaliam a própria saúde como boa ou muito boa. [Fonte: Brasil Post]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Precisa de Ajuda?