Toques de celular podem ser prejudiciais à memória, diz estudo

Celulares, além do seu suposto perigo de explosão em bolsos e postos de gasolina, sem contar o discutível risco de estimular o câncer, agora também pode prejudicar a memória. Ao menos seus toques sonoros, diz um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology pela Washington University in St. Louis. De incômodo, o barulho passou a ser prejudicial também.

O estudo, segundo o site Textually, também informa que o efeito é ainda mais forte em salas de aula e períodos onde muita concentração é exigida. O impacto dos famosos ringtones, uma forte distração em uma aula, reunião ou durante os estudos, é considerado mais forte quando a mente está absorvendo novas informações.

“Em qualquer cenário, onde as pessoas estão tentando adquirir conhecimento e tentam reter essas informações de alguma forma, uma distração que parece apenas um incômodo comum pode na verdade ter efeitos perturbadores sobre sua posterior retenção essa informação”, diz o estudo conduzido em parte pelo psicólogo Jill Shelton, da Louisiana State University em conjunto com Emily Elliott, Sharon Eaves e Amanda Exner.

De acordo com o site Switched, um dos experimentos realizados consistiu em deixar um celular tocar no volume alto por 30 segundos em uma sala de aula, enquanto os alunos assistiam ao que o professor ensinava. Após a aula, em um teste realizado, estudantes submetidos ao barulho tiveram notas 25% mais baixa do que os alunos que não ouviram o som e, portanto, não tiveram distrações.

“Dependendo do quão familiar uma pessoa é com esses sons, estes podem levar a um comprometimento ainda pior de seu desenvolvimento cognitivo”, revela o estudo. (Fonte: Yahoo Notícias)

www.geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Precisa de Ajuda?