
O principal objetivo deste blog é divulgar notícias, textos e artigos sobre a influência da mídia no cotidiano das pessoas, especialmente das crianças e dos adolescentes, envolvendo os aspectos biopsicosocial e espiritual.
Jornal do Vaticano faz elogio aos 'Simpsons'


O Poder da Neuro Propaganda
Ao chegar aos 60 anos de idade, você terá visto uma quantidade gigantesca de anúncios. Ao todo podem somar 2 milhões. São 90 propagandas por dia, todos os dias, o que soma cerca de 16 mil horas vendo mensagens comerciais (tempo suficiente para cursar a faculdade de medicina duas vezes). E tudo isso só contando as propagandas exibidas na televisão. Se for somado os anúncios que estão em todas as mídias os números aumentarão ainda mais. Por outro lado, há um problema: quanto mais as empresas tentam inculcar propagandas na cabeça dos consumidores, menos eles dão atenção à elas. Pesquisas indicam que de cada 100 propagandas, 92 são esquecidas ou simplesmente ignoradas. Por essa razão as empresas estão se utilizando das últimas descobertas da neurologia para produzir comerciais considerados irresistíveis para os consumidores, pois seriam capazes de penetrar diretamente no cérebro humano e influenciar o comportamento da pessoas. O fato é que diversas multinacionais já utilizam esse novo tipo de marketing, denominado de neuromarketing.
Segundo pesquisas neurológicas, o que leva as pessoas a decidirem escolher entre uma marca e outra não é um processo racional, mas ligado diretamente às emoções. Segundo outra pesquisa, realizada com duas mil pessoas, pela Universidade de Montreal (Canadá) e pela Universidade Warnick (Inglaterra), quando somos expostos a marcas como Nike, Ferrari e outras, temos as mesmas emoções geradas por símbolos religiosos como a Bíblia, por exemplo. Na concepção de Martin Lindstrom, coordenador do estudo e autor do livro: “A Lógica do Consumo”, biologicamente, pensar numa marca é o mesmo que pensar em Deus, e consumir produz as mesmas emoções que rezar.
Não é por acaso que grandes empresas já fizeram ou estejam fazendo algum estudo de neuromarketing. Alguns resultados são: as pessoas gostam de carros com cara de gente, pois quando olhamos para a frente de um automóvel usamos os mesmos circuitos cerebrais que processam rostos; por algum motivo, as propagandas exibidas no período matutino têm mais impacto sobre o cérebro das pessoas; propagandas com mulheres e homens bonitos são menos lembradas pelos consumidores; as propagandas subliminares, aquelas que trazem mensagens escondidas, realmente fazem efeito sobre o cérebro. Um exemplo disso são aqulelas músicas de fundo que tocam nas lojas, elas podem ter mensagens subliminares que agem sobre o subconsciente e influenciam o comportamento das pessoas. Nos Estados Unidos da América foi realizada um experiência em cerca de 50 lojas de departamentos e supermercados. Esses estabelecimentos começaram a tocar músicas que continham uma mensagem subliminar que dizia: “Eu sou honesto e eu não vou roubar”. Essa frase era repetida muito depressa, cerca de 150 vezes por minuto e o tom era extremamente baixo, a ponto de não ser percebido pela audição humana. O resultado foi positivo, pois a quantidade de furtos caiu 37%. Outro teste parecido, porém com mensagens do tipo: “Comprar é bom”, aumentou as vendas em aproximadamente 15%. As pessoas foram praticamente obrigadas a consumir sem que percebessem o que estava acontecendo. [Fonte: Resumo da Super/Agosto de 2009]

Google disponibiliza novo Orkut para todos os usuários
Divulgação/Google O Google anunciou nesta quinta-feira (17) o plano de liberação no novo Orkut – lançado há mais de um mês – para todos os usuários da rede social até o final deste ano. De acordo com a empresa, a decisão foi baseada no bom resultado da atualização.
O aumento da velocidade, a nova forma de organização e a maneira de interagir com os amigos também seriam alguns dos motivos para a disponibilização. Além disso, a rápida adaptação à nova estrutura técnica, baseada no GWT – Google Web Toolkit – acelerou o processo, abrindo a base de aplicativos para desenvolvedores terceirizados.
A liberação dos convites será gradual e aqueles internautas que não acessaram ainda a nova interface, passarão a visualizar um botão no topo da página que dará acesso ao novo Orkut. Todos os dados, comunidades e informações são migrados de forma automática. Ainda assim, temporariamente, será possível acessar as duas versões do site, sem qualquer dano às informações que estão lá. O incremento nas funcionalidades do Orkut vem na sequência de recentes lançamentos como a opção de personalização da página com até 40 cores, a nova experiência de visualização das fotos e a funcionalidade Orkut Share Bookmarkle, em que o usuário pode compartilhar assuntos de interesse comum com seus amigos em apenas um clique ao adicionar um botão à barra de navegação do navegador. [Fonte: eBand]

COMPUTADOR CONSEGUE LER A MENTE HUMANA
Cientistas pesquisadores da Universidade de Berkeley criaram um sistema capaz de decodificar as ondas cerebrais e ao mesmo tempo reproduzir qualquer imagem em que você esteja pensando. A experiência foi realizada por três voluntários, os quais se submeteram a uma máquina de ressonância magnética enquanto deveriam olhar para imagens em preto-e-branco. Ao mesmo tempo, seus cérebros eram monitorados por um grupo de cientistas em outra sala ao lado. Após analisar os sinais gerados pelos cérebros dos voluntários, um programa de software criado e desenvolvido pela Universidade de Berkeley foi capaz de reconstruir as mesmas imagens que os voluntários estavam vendo. Em síntese, a máquina foi capaz de decodificar e ler o pensamento deles. Isso é algo fantástico que poderá trazer conseqüências profundas para a humanidade.
Mas como foi possível ao computador ler os pensamentos dos voluntários? Momentos antes do teste eles tiveram de olhar para uma considerável quantidade de fotos, contendo aproximadamente 1.700 imagens. Durante esse processo, os pesquisadores mediram a atividade de 8 regiões diferentes do cérebro, assim, os dois dados, ou seja, o conteúdo das fotos e a atividade do cérebro foram cruzados pelo programa de computador, o qual começou a fazer relações e aprender quais padrões cerebrais correspondiam á imagem de um cachorro, por exemplo. A tentativa deu certo. O índice de acerto no teste foi de 90%. Apesar de o sistema ser lento e demorar 60 minutos por imagem, e ainda não reconhecer outros tipos de pensamento, como as palavras, ele já está causando polêmica e até receio. A maior crítica é que tal tecnologia não deve violar a privacidade da mente humana. Será?
[Fonte: Resumido da Super, Dezembro de 2009]

O ‘LADO NEGRO’ DA INTERNET CRESCE CADA VEZ MAIS

Orientações Contra a Pedofilia

Japonês se casa com personagem de videogame em cerimônia no mundo real



Web torna pessoas mais impacientes no mundo off-line, diz estudo


EUA apontam os dez games mais violentos

Lei proibirá games ´ofensivos´ no Brasil

Internet supera a TV como mídia preferida em boa parte do mundo, diz pesquisa

Precisa de Ajuda?
-
A síndrome do "desejo de desaparecer": cada vez mais pessoas têm a fantasia de fugir e deixar tudo para trás - *O desejo de desaparecer e deixar tudo para trás é comum em muitas pessoas© Getty Images* Às vezes, quando a vida fica difícil, um pensamento inevitáve...