Ondas cerebrais são usadas para escrever no computador

Neurocientistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, demonstraram que as ondas cerebrais podem ser usadas para digitar caracteres alfanuméricos na tela de um computador. Nos testes, basta que o paciente concentre-se em uma letra ou número mostrados em uma matriz para que a letra apareça no monitor. Os pesquisadores afirmam que a descoberta representa um progresso concreto na viabilização de uma interface cérebro-computador que poderá, no futuro, ajudar as pessoas portadoras de diferentes distúrbios, a controlarem dispositivos eletrônicos e robotizados, como braços e pernas protéticos. Segundo eles, os portadores da doença de Lou Gehrig e de lesões da medula espinhal são pacientes que poderão ser beneficiados com esta nova tecnologia. Embora ainda utilize métodos invasivos para coletar as ondas cerebrais, o método está entre os mais precisos já demonstrados até hoje.“Mais de 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos podem se beneficiar de dispositivos auxiliares, controlados por uma interface cérebro-computador”, diz o pesquisador principal do estudo, o médico neurologista Jerry Shih, que desenvolveu a nova interface em colaboração com a equipe do Dr. Dean Krusienski, da Universidade do Norte da Flórida. “Esse estudo constitui um primeiro passo no caminho em direção ao futuro e representa um progresso tangível no uso de ondas cerebrais para realizar certas tarefas”, explica Shih.O estudo da nova interface foi feito com pacientes com epilepsia. Esses pacientes já vinham sendo monitorados, para controle da convulsão, através de eletrocorticografia (ECoG), um exame no qual eletrodos são colocados diretamente na superfície do cérebro para registrar as correntes elétricas produzidas pelas descargas das células nervosas. Esse tipo de procedimento requer uma incisão cirúrgica no crânio.O neurologista queria estudar uma interface cérebro-computador nesses pacientes, porque, hipoteticamente, as informações captadas pelos eletrodos colocados diretamente no cérebro poderiam ser muito mais específicas do que os dados coletados através de eletroencefalografias (EEGs), nos quais os eletrodos são colocados no couro cabeludo. A maioria dos estudos de interação cérebro-computador foram feitos com EEGs, diz o neurologista.“Há uma grande diferença entre a qualidade das informações obtidas com o ECoG e com o EEG. No EEG, o couro cabeludo e o osso do crânio dissipam e distorcem o sinal, da mesma forma que a atmosfera terrestre obscurece a luz das estrelas”, diz o neurocientista. “É por isso que o progresso do desenvolvimento dessa espécie de interface da mente tem sido lento”, afirma.Como esses pacientes já tinham eletrodos de ECoG implantados em seus cérebros, para os médicos descobrirem a área em que as convulsões se originaram, os pesquisadores puderam testar essa novíssima interface cérebro-computador. Nesse estudo, os dois pacientes foram colocados em frente a um monitor que estava conectado a um computador, no qual os pesquisadores instalaram um software projetado para interpretar sinais elétricos vindos dos eletrodos.Os pesquisadores solicitaram aos pacientes que olhassem para uma tela, que apresentava uma matriz 6 por 6, com um único caractere em cada quadrado. Todas as vezes que o quadrado com uma certa letra cintilava - e que o paciente estava focado nele - o computador registrava a resposta do cérebro à letra cintilante.Os pesquisadores pediram então aos pacientes que focassem em letras específicas e o software do computador registrou as informações. A seguir, o computador calibrou o sistema com a onda cerebral específica de cada indivíduo, fazendo com que uma letra aparecesse na tela quando o paciente se focava nela.“Nós podemos predizer, de forma consistente, as letras desejadas por nossos pacientes, com quase 100% de precisão”, diz Jerry Shih. Embora isso seja comparável a resultados obtidos por outros pesquisadores, essa abordagem é mais localizada e pode, potencialmente, fornecer uma taxa de comunicação mais rápida. Nosso objetivo é encontrar uma maneira de usar, de forma eficaz e consistente, as ondas cerebrais do paciente, para realizar certas tarefas”, afirma.Quando a técnica for aperfeiçoada, será necessário que os pacientes se submetam a uma incisão no crânio para utilizá-la, embora ainda não se saiba quantos eletrodos deverão ser implantados. E o software precisa ser calibrado para as ondas cerebrais de cada pessoa para a ação desejada, tais como movimentar um braço protético, explica o neurologista.“Esses pacientes teriam de usar um computador para interpretar suas próprias ondas cerebrais, mas esses dispositivos estão ficando tão pequenos que há uma possibilidade de que eles possam ser implantados no futuro”, ele diz. “Achamos que nosso progresso, até agora, é muito encorajador.” [Fonte: Inovação e Tecnologia]

TELEVISÃO EM EXCESSO ENGORDA

Quer perder calorias? Se afaste da televisão. Adultos com sobrepeso que reduziram pela metade o tempo de TV durante três semanas usaram cerca de 120 calorias a mais por dia do que um grupo similar de espectadores que continuou assitindo a cinco horas diárias em média, segundo um pequeno experimento.
Embora 120 calorias possam parecer pouco, isso é o equivalente ao número de calorias queimado numa caminhada de uma milha (cerca de 1,6 km), disse Jennifer J. Otten, principal autora do artigo publicado na edição de 14 a 28 de dezembro do "Archives of Internal Medicine".
"Precisamos de um estudo de maior prazo para ver se esta intervenção ajudaria na perda de peso ou na prevenção do ganho de peso", disse Otten. "Mas, se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar oito milhas (quase 13 km) por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de seis quilos".
Para conduzir a experiência, os pesquisadores recrutaram 36 adultos com sobrepeso e obesidade que viam pelo menos três horas de tevê por dia, e designaram aleatoriamente 20 deles para cortar esse tempo pela metade. A redução foi imposta por meio de um dispositivo de bloqueio eletrônico. Todos os participantes usram acelerômetros presos no braço que mediam seus movimentos. [Fonte: Notícias do Dia]

TVs 3D estarão no centro das atenções durante a CES 2010

Enquanto o mercado das televisões 3D se prepara para explodir em 2010, como os grandes estúdios de cinema apostando alto nesta tecnologia, analistas afirmam que os aparelhos 3D HD estarão no centro das atenções durante a próxima edição da feira anual Consumer Electronics Show (CES), que começa nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, e é uma das mais importantes do setor.
Segundo o jornal The Independent, rumores afirmam que empresas como JVC, LG, Panasonic, Samsung, Sharp e Sony vão apresentar novas tecnologias 3D durante a CES 2010. Empresas como Nvidia, Corel, AMD e CyberLink também devem impulsionar as vendas de telas 3D com o lançamento da tecnologia 3D Blu-ray para reprodução de vídeos.
"2010 será um ano crucial para o entretenimento 3D", afirmou o vice-presidente da Products for Corel, Joe Roberts. "Hollywood está aumentando a produção de conteúdos em 3D, enquanto os fabricantes de hardware estão trabalhando para trazer novas tecnologias de visualização 3D para o mercado", acrescentou.
Outro executivo do setor também salientou ao jornal britânico a importância das TVs com telas LED. "A TV LED também terá grande destaque durante a CES", disse Claude Terrier, da GFK Retail and Technology, já que o perfil deste tipo de TV esteve em destaque durante a Cúpula do Clima de Copenhague, que ocorreu em dezembro na Dinamarca. [Fonte: Terra Brasil]
Mais:

Rede social expulsa 5 mil por ganharem peso durante festas

A rede social BeatifullPeople.com, famosa por aceitar apenas pessoas bonitas, anunciou que removeu 5 mil usuários devido a indicações de outros membros que essas pessoas teriam engordado muito durantes as festas de Natal e Ano Novo.
A rede social, que se orgulha em afirmar que "não aceita pessoas feias", alega, segundo o site TechCrunch, que estes membros removidos colocaram fotos suas durante as festas de final de ano que revelavam que "teriam se largado". Além disso, a empresa afirma que "membros vigilantes", que controlam os padrões exigidos pelo site, pediram medidas ativas dos mediadores. Após as críticas, o BeautifulPeople.com recolocou na fase de classificação milhares de usuários. De acordo com o anúncio da empresa, a maior parte dos usuários excluídos era proveniente dos Estados Unidos (1520), Grã-Bretanha (832) e Canadá (533). O BeautifulPeople.com, que chegou ao Brasil em outubro passado, tem em torno de 600 mil membros no mundo inteiro. Dentre os países com maior número de pessoas aceitas estão a Suécia, Noruega e o Brasil. Para participar, o internauta deve se inscrever, enviando uma foto e um breve perfil. Por 48 horas, integrantes da rede, do sexo oposto ao do candidato, votam se ele deve ou não ser incluído neste grupo exclusivo. [Fonte: Terra]

Jornal do Vaticano faz elogio aos 'Simpsons'

O jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, fez um atípico elogio esta semana. Um artigo da publicação fez reverência aos 20 anos dos Simpsons, dizendo que o programa tem "tendências filosóficas" e uma maneira "irreverente" em tratar de religião.
O jornal foi mais além e disse que sem os personagens amarelos criados por Matt Groening, muitos não saberiam "rir" hoje. O nome do artigo? "As virtudes de Aristóteles e Donuts de Homer". [Fonte: Terra.com]

O Poder da Neuro Propaganda

Ao chegar aos 60 anos de idade, você terá visto uma quantidade gigantesca de anúncios. Ao todo podem somar 2 milhões. São 90 propagandas por dia, todos os dias, o que soma cerca de 16 mil horas vendo mensagens comerciais (tempo suficiente para cursar a faculdade de medicina duas vezes). E tudo isso só contando as propagandas exibidas na televisão. Se for somado os anúncios que estão em todas as mídias os números aumentarão ainda mais. Por outro lado, há um problema: quanto mais as empresas tentam inculcar propagandas na cabeça dos consumidores, menos eles dão atenção à elas. Pesquisas indicam que de cada 100 propagandas, 92 são esquecidas ou simplesmente ignoradas. Por essa razão as empresas estão se utilizando das últimas descobertas da neurologia para produzir comerciais considerados irresistíveis para os consumidores, pois seriam capazes de penetrar diretamente no cérebro humano e influenciar o comportamento da pessoas. O fato é que diversas multinacionais já utilizam esse novo tipo de marketing, denominado de neuromarketing.

Segundo pesquisas neurológicas, o que leva as pessoas a decidirem escolher entre uma marca e outra não é um processo racional, mas ligado diretamente às emoções. Segundo outra pesquisa, realizada com duas mil pessoas, pela Universidade de Montreal (Canadá) e pela Universidade Warnick (Inglaterra), quando somos expostos a marcas como Nike, Ferrari e outras, temos as mesmas emoções geradas por símbolos religiosos como a Bíblia, por exemplo. Na concepção de Martin Lindstrom, coordenador do estudo e autor do livro: “A Lógica do Consumo”, biologicamente, pensar numa marca é o mesmo que pensar em Deus, e consumir produz as mesmas emoções que rezar.

Não é por acaso que grandes empresas já fizeram ou estejam fazendo algum estudo de neuromarketing. Alguns resultados são: as pessoas gostam de carros com cara de gente, pois quando olhamos para a frente de um automóvel usamos os mesmos circuitos cerebrais que processam rostos; por algum motivo, as propagandas exibidas no período matutino têm mais impacto sobre o cérebro das pessoas; propagandas com mulheres e homens bonitos são menos lembradas pelos consumidores; as propagandas subliminares, aquelas que trazem mensagens escondidas, realmente fazem efeito sobre o cérebro. Um exemplo disso são aqulelas músicas de fundo que tocam nas lojas, elas podem ter mensagens subliminares que agem sobre o subconsciente e influenciam o comportamento das pessoas. Nos Estados Unidos da América foi realizada um experiência em cerca de 50 lojas de departamentos e supermercados. Esses estabelecimentos começaram a tocar músicas que continham uma mensagem subliminar que dizia: “Eu sou honesto e eu não vou roubar”. Essa frase era repetida muito depressa, cerca de 150 vezes por minuto e o tom era extremamente baixo, a ponto de não ser percebido pela audição humana. O resultado foi positivo, pois a quantidade de furtos caiu 37%. Outro teste parecido, porém com mensagens do tipo: “Comprar é bom”, aumentou as vendas em aproximadamente 15%. As pessoas foram praticamente obrigadas a consumir sem que percebessem o que estava acontecendo. [Fonte: Resumo da Super/Agosto de 2009]

Google disponibiliza novo Orkut para todos os usuários

Divulgação/Google O Google anunciou nesta quinta-feira (17) o plano de liberação no novo Orkut – lançado há mais de um mês – para todos os usuários da rede social até o final deste ano. De acordo com a empresa, a decisão foi baseada no bom resultado da atualização. O aumento da velocidade, a nova forma de organização e a maneira de interagir com os amigos também seriam alguns dos motivos para a disponibilização. Além disso, a rápida adaptação à nova estrutura técnica, baseada no GWT – Google Web Toolkit – acelerou o processo, abrindo a base de aplicativos para desenvolvedores terceirizados.

A liberação dos convites será gradual e aqueles internautas que não acessaram ainda a nova interface, passarão a visualizar um botão no topo da página que dará acesso ao novo Orkut. Todos os dados, comunidades e informações são migrados de forma automática. Ainda assim, temporariamente, será possível acessar as duas versões do site, sem qualquer dano às informações que estão lá. O incremento nas funcionalidades do Orkut vem na sequência de recentes lançamentos como a opção de personalização da página com até 40 cores, a nova experiência de visualização das fotos e a funcionalidade Orkut Share Bookmarkle, em que o usuário pode compartilhar assuntos de interesse comum com seus amigos em apenas um clique ao adicionar um botão à barra de navegação do navegador. [Fonte: eBand]

COMPUTADOR CONSEGUE LER A MENTE HUMANA

Cientistas pesquisadores da Universidade de Berkeley criaram um sistema capaz de decodificar as ondas cerebrais e ao mesmo tempo reproduzir qualquer imagem em que você esteja pensando. A experiência foi realizada por três voluntários, os quais se submeteram a uma máquina de ressonância magnética enquanto deveriam olhar para imagens em preto-e-branco. Ao mesmo tempo, seus cérebros eram monitorados por um grupo de cientistas em outra sala ao lado. Após analisar os sinais gerados pelos cérebros dos voluntários, um programa de software criado e desenvolvido pela Universidade de Berkeley foi capaz de reconstruir as mesmas imagens que os voluntários estavam vendo. Em síntese, a máquina foi capaz de decodificar e ler o pensamento deles. Isso é algo fantástico que poderá trazer conseqüências profundas para a humanidade.

Mas como foi possível ao computador ler os pensamentos dos voluntários? Momentos antes do teste eles tiveram de olhar para uma considerável quantidade de fotos, contendo aproximadamente 1.700 imagens. Durante esse processo, os pesquisadores mediram a atividade de 8 regiões diferentes do cérebro, assim, os dois dados, ou seja, o conteúdo das fotos e a atividade do cérebro foram cruzados pelo programa de computador, o qual começou a fazer relações e aprender quais padrões cerebrais correspondiam á imagem de um cachorro, por exemplo. A tentativa deu certo. O índice de acerto no teste foi de 90%. Apesar de o sistema ser lento e demorar 60 minutos por imagem, e ainda não reconhecer outros tipos de pensamento, como as palavras, ele já está causando polêmica e até receio. A maior crítica é que tal tecnologia não deve violar a privacidade da mente humana. Será?

[Fonte: Resumido da Super, Dezembro de 2009]

O ‘LADO NEGRO’ DA INTERNET CRESCE CADA VEZ MAIS

A existência do chamado “lado negro da Internet” foi tema de discussão em um artigo do jornalista Andy Beckett, publicado no jornal brutânico The Guardian. Ainda não completamente identificado pelos pesquisadores, este dark side da internet inclui diversas plataformas paralelas, como o Freenet – software freeware criado no final dos anos 90 e que permite aos internautas realizarem, anonimamente, diversas atividades – o que acaba dando abrigo a muitos sites de pornografia infantil, grupos terroristas e trocas de vírus e malwares.
Definido de muitas formas metafóricas como “internet profunda”, “internet negra”, “internet invisível”, essa “outra” Internet se contrapõe à “Internet Navegável”, aquela que conhecemos por meio dos sites de buscas.
“Muitos usuários pensam que quando eles buscam no Google, por exemplo, estão vendo todos os sites existentes”, afirma Anand Rajaraman, fundador do kosmix, mecanismo de buscas na web. “Acredito que apenas uma pequena parte de toda a Internet vem à tona com os mecanismos de busca. Não tenho certeza, para ser honesto, sobre o quão pequena é esta parte, mas posso dizer que a internet é, pelo menos, 500 vezes maior do que a web a que temos acesso”, disse em declarações ao Guardian.
Michael Bergman, pesquisador americano e uma das maiores autoridades nesta “outra” internet, afirma que até hoje continua sem saber exatamente o que acontece do “outro lado”. “Lembro de dizer para minha equipe no final dos anos 90 que este lado desconhecido era provavelmente duas ou três vezes maior do que a Internet regular”, afirmou. [Fonte: DC Informática – 09-12-2009)

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